Curso: Capacitação em Economia Solidária
O Curso Virtual de Capacitação em Economia Solidária foi desenvolvido em 03 módulos para 40 pessoas, com atividades assíncronas e com carga horária de 48hs aula, com o objetivo de capacitar e qualificar lideranças e participantes de grupos de geração de trabalho e renda (majoritariamente mulheres e jovens) para a qualificação da produção e da gestão de coletivos e para a articulação com os princípios e redes de Economia Solidária.Como aconteceu
MÓDULO 01
Trabalho coletivo e autogestão: Economia Solidária, princípios e formas de organização coletiva e associada
Este módulo teve como objetivo promover reflexão e desenvolvimento de habilidades para a gestão de empreendimentos solidários através do conhecimento de metodologias e instrumentos de gestão participativa, democrática e transparente.
Encontros:
1) O trabalho no mundo em que vivemos – Assessora: Eliane de Moura Martins
2) O trabalho coletivo autogestionário dentro dos princípios da Economia Solidária – Assessora: Katiucia da Silva Gonçalves
3) Pontos Populares de Trabalho como possibilidade de organização associada – Assessora: Fernanda Schutz
MÓDULO 02
Organização e formação de Grupos de Trabalho Coletivo: sensibilização, mobilização, (re)conhecimento da realidade e gestão de grupos
Seu objetivo foi aportar conhecimento e instrumentos de diagnóstico, planejamento da produção e comercialização capazes de gerar ampliação de quantidade e qualidade da produção ou prestação de serviços dos grupos.
Encontros:
1) Formação e organização de Grupos de Trabalho Coletivo – Assessora: Letícia da Silva Balester
2) Possíveis ferramentas para reconhecimento da realidade – Assessora: Lurdes Marta Santin
3) A gestão do nosso grupo trabalho e renda: o que e para quem produzimos; como nos organizamos; quais nossos recursos e parcerias – Assessor: Vinicius Moreno Nolasco
MÓDULO 03
Trabalho coletivo e autogestão: Economia Solidária, princípios e formas de organização coletiva e associada
O objetivo deste módulo foi conscientizar e orientar para a importância do estabelecimento de relações nos territórios com entidades e coletivos afins e com políticas públicas, assim como com espaços de articulação da Economia Solidária e suas redes de comercialização e consumo.
Encontros:
1) A importância do território e das redes e cadeias solidárias na comercialização para os Empreendimentos Econômicos Solidários e seus impactos diante do cenário de pandemia – Assessora: Ana Mercedes Sarria Icaza
2) A comercialização coletiva local e regional, em diálogo com as organizações diversas e políticas públicas – Assessor: Álvaro Delatorre
3) Consumo coletivo e responsável: formação de grupos e redes de consumo – Assessor: Alexandre Matias Bogner