Metodologia

A metodologia do Projeto Promovendo Cidadania: Educação para Geração Trabalho e Renda Autogestionária está estruturada a partir das ações formativas que combinam estudo de conteúdos, observação de experiências e vivências práticas.

Na Educação Popular Freiriana, a ação educativa e formativa não acontece de forma isolada. Deste modo, ao considerar que o local, o território é lugar de vida, de saberes e de direitos, a metodologia proposta dialoga com a dinâmica de partir do que as pessoas trazem consigo, para então, se aprofundar teoricamente nos temas propostos neste projeto. Com isso, buscamos transformar suas práticas em relação ao mundo do trabalho, às possibilidades de geração de trabalho e renda e qualificação da cidadania.

Na Educação Popular Freiriana, a ação educativa e formativa considera os diferentes aspectos e elementos que compõem e dão sentido às nossas vidas. A ação não ocorre de forma isolada, ela valoriza os diferentes tipos de saberes que vamos construindo ao longo da nossa existência. Assim, além das potencialidades que devem ser valorizadas de cada um/a, o local, o território também são lugares de vida, de saberes e de direitos.

A metodologia proposta dialoga e tem como ponto de partida o que as pessoas trazem consigo, para então, se aprofundar teoricamente nos temas propostos neste projeto. Com isso, buscamos transformar suas práticas em relação ao mundo do trabalho, às possibilidades de geração de trabalho e renda e qualificação da cidadania.

A Economia Solidária, junto com as ferramentas da Educação Popular possibilita abrir caminhos para a emancipação de pessoas e coletivos. A caminhada destes coletivos é longa e provavelmente cheia de percalços. Nosso papel é empoderá-los para que possam fazer este caminho de forma mais coletiva, fortalecida, digna, cidadã e voltada para busca pela transformação social.

A Economia Solidária, como práxis pedagógica, tem na raiz o Bem Viver: a harmonia entre homens, mulheres e comunidade, a relação dialógica com a natureza, tal como vivem os indígenas bolivianos e latino-americanos.”


Cartilha Educação Popular e Economia Solidária, pág. 22.

Tais estratégias pedagógicas se realizaram de forma adaptada às exigências sanitárias da Pandemia do Covid19 nas seguintes ações:

Assessorias Técnicas

Assessorias Técnicas

Oficinas

Oficinas

Visitas Pedagógicas

Visitas Pedagógicas

Material Gráfico

Material Gráfico

Curso: Capacitação em Economia Solidária

Curso: Capacitação em Economia Solidária

O projeto Promovendo Cidade apoiou diversos empreendimentos de geração de trabalho e renda das cidades de Porto Alegre, Eldorado do Sul e Canoas. Conheça e acesse a produção destes Pontos Populares de Trabalho! Apoie trabalhadoras e trabalhadores coletivos, individuais, populares e solidários que praticam a cooperação e a Economia Solidária.